Jornada Brasileira de Imagens ao Vivo

Entre a partitura e o improviso………………. Fortaleza, de 13 a 23 de setembro de 2010

Comentários sobre convidados e obras

PALESTRA SOBRE ARTE E TECNOLOGIA NO BRASIL

As tecnologias digitais tem gerado sociabilidades e radicais transformações culturais, novos arranjos  da  divisão  de  trabalho, inesperadas formações  de  times  de  trabalho que se dedicam a aplicações estéticas da tecnologia e, inversamente, aplicações tecnológicas  da  estética.  Esta interação  se cristaliza em trabalhos de   computação  gráfica,  visão  computacional, processamento  de  imagem,  realidade  virtual  e  da  interação  homem-computador  e  tem  seus interesses espalhados por mídias como cinema,  dança, animação, jogos, educação e instalações de arte.  Qual o estado da arte destas práticas digitais na Cultura Brasileira? Quais os desafios e possibilidades que se abrem neste começo de século? São algumas das questões a serem abordadas por Cícero Inácio da Silva em entrevista a Paulo Amoreira e Júlio Lira, em edição do programa Papo XXI, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Cícero Inácio, o convidado para debater as relações entre arte e tecnologia no Brasil é artista, Curador de Arte Digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira, coordenador do grupo de Software Studies, pesquisador e referência no pensamento brasileiro sobre políticas para a cultura digital.  Parceiro de Lev Manovitch em Software Studies. Certamente vai dar uma canja depois da entrevista para falar dos softwares que desenvolve como Walking Tools. Veja um notícia publicada sobre este soft:

Software permite criar obra com GPS

Folha de S. Paulo/SP    19/05/2010

“Fiz um software, o Walking Tools, para que o próprio usuário possa associar uma mídia a uma posição geográfica”, disse o pesquisador Cícero Silva, durante a conferência GloNet.

O Walking Tools (www.walkingtools.net) é uma espécie de padrão para a produção de aplicativos. Ele possibilita que o usuário associe uma coordenada geográfica a uma mídia.

Para baixar um programa baseado em Walking Tools que permite essa associação, é preciso ir a sourceforge.net/projects/walkingtoolsgpx e fazer o download da pasta de arquivos. Feito isso, um arquivo no formato PDF irá guiar o usuário pela instalação e pelo uso inicial do HiperGPS.

O software funciona no próprio computador, mas serve para criar programas de celular.

Para facilitar o uso, é possível mudar a linguagem do software para português.

Ao iniciar um novo projeto, deve-se clicar em Arquivo e Novo Projeto. Em seguida, o usuário precisa associar um nome a uma latitude e a uma longitude. Então, é possível associar as mídias e criar uma espécie de trilha por pontos geográficos.

Ativistas

Nos Estados Unidos, o Walking Tools foi a ferramenta usada para a criação de um serviço de informações para imigrantes que cruzam a fronteira do México com os Estados Unidos. Pelo software criado, eles podem encontrar postos com água ou até rodovias nos seus arredores durante a travessia.

O Transborder Immigrant Tool (bang.calit2.net/xborder), criado na Universidade da Califórnia de San Diego, gerou polêmica para seus desenvolvedores.

Anúncios

1 Comentário»

[…] No dia 21 de setembro de 2010 participei como palestrante no evento Papo XXI, promovido pelo Banco do Nordeste na cidade de Fortaleza, Ceará. A fala foi sobre o estado da arte digital no Brasil, políticas de fomento para a área e estratégias de desenvolvimento desse campo no país. Além disso, fiz um workshop sobre o walkingtools no dia 22. Link para informações sobre o evento: https://cinemaaovivo.wordpress.com/comentarios-sobre-convidados-e-obras/ […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: